O tempo de isolamento social tem de ser ocupado com alguma coisa, certo? Que tal uma série? Fizemos uma poll no Instagram da Forum para te dar a conhecer as 10 principais escolhas.

#1 Friends

Top 10 Séries


A sitcom americana que foi nomeada para 62 emmys continua a demonstrar a sua capacidade para agradar a várias gerações. No ar durante 10 anos (de 1994 a 2004), Friends reforçou a popularidade do conceito criado por Jerry Seinfeld e Larry David, alguns anos antes: uma série de comédia que acompanha um grupo de amigos urbanos à medida que se aproximam dos 30 anos. A receita do sucesso de Friends estará no eterno crescimento dos seus personagens, entre amores e desamores, encontros e desencontros. Se nunca viste nenhum episódio, prepara-te para um longo binge: São "só" 236 episódios.


Conhece as restantes escolhas clicando nas setas abaixo.


 
#2 Élite

9102b5ecc303b2508102b90ac48554fe
Élite
é uma das produções mais recentes desta lista e, talvez por isso, destrona a sua congénere espanhola La Casa de Papel. Esta série produzida e distribuída pela Netflix acompanha três estudantes (Samuel, Nadia e Christian) que recebem bolsas de estudo para a escola privada mais prestigiada de Espanha (Los Encinas), depois da sua escola desabar. O enredo acompanha depois o choque da entrada num mundo da riqueza da alta-sociedade e a adaptação de cada um dos amigos a esta realidade. O resultado é uma exploração (e muitas vezes descontrução) dos temas habitualmente retratados em dramas de liceu ou de adolescentes. Existem, até ao momento, três temporadas, de oito episódios cada uma.

 Conhece as restantes escolhas clicando nas setas abaixo.



#3 The 100

thumbs.web.sapo.io
Poderá não ser a melhor altura para mergulhar no mundo da ficção pós-apocalíptica, arriscamos dizer. Ainda assim, para os duros e as duras de estômago, The 100 poderá ser uma das séries ideais. A ação decorre 97 anos depois de um apolacipse nuclear destruir praticamente toda a vida no planeta, sendo que milhares de pessoas vivem numa estação espacial que orbita a Terra. É neste contexto que 100 adolescentes são enviados de volta para a superfície terrestre de forma a avaliar as condições de sobrevivência para a espécie. A sétima e última temporada foi confirmada para 2020, pelo que talvez tenhas tempo de ver as restantes seis e os seus 84 episódios.


Conhece as restantes escolhas clicando nas setas abaixo.


 

#4 Stranger Things

5EKb39snGEpy9YogTkdRBY
Outra das séries deste Top 10 que não necessitará de apresentações, para a maioria do público, Stranger Things conquistou uma legião de fãs um pouco por todo o Mundo, desde o seu lançamento, a 15 de julho de 2016. No caso pouco provável de não conheceres a série, podemos dizer que mistura elementos de terror, ficção científica, sobrenatural e drama adolescente. Tudo isto com um cheirinho de nostalgia dos anos 80 e um leve toque surrealista a la Twin Peaks. Para garantir que não publicamos spoilers, acrescentamos apenas que existem três temporadas e 25 episódios. A quarta temporada está a ser produzida, ainda que tenha sido adiada devido ao surto do novo coronavírus.


Conhece as restantes escolhas clicando nas setas abaixo.


 

#5 Lucifer

lucifer2 maxw 824
Lucífer começou na Fox, de 2016 a 2018, antes de a Netflix comprar os seus direitos de emissão. O protagonista? Nada mais, nada menos que o Diabo em pessoa. Literalmente. Entediado com a sua vida como "Senhor das Trevas", Lucífer decide mudar-se para Los Angeles e abrir uma discoteca (curiosamente) chamada "Lux". Duas ou três voltas no enredo e temos o Anjo Caído a ajudar a polícia local a resolver crimes. A história é baseada no trabalho de Neil Gaiman (American Gods), Sam Kieth e Mike Dringenberg para uma banda desenhada da DC Comics. A quinta e final temporada, de 16 episódios, já foi anunciada pela Netflix.

 

Conhece as restantes escolhas clicando nas setas abaixo.


 

#6 Prison Break

1024


Diz-se por aí que os clássicos nunca passam de moda: Prison Break deverá ser um desses exemplos. Estreada em 2005, a série começa por acompanhar o já icónico Michael Scofield na sua luta para libertar o irmão Lincoln de uma prisão de alta segurança (condenado à morte por um crime que não cometeu, convém dizer). O plano para libertar Lincoln é tão detalhado e complexo como o mapa da prisão que Michael tatuou no seu próprio corpo. Suspense, mistério e ação são as três notas fortes de uma série que se prolongou durante quatro anos e quatro temporadas, até à emissão da quinta e última, em 2017.

 

Conhece as restantes escolhas clicando nas setas abaixo.


 

#7 Peaky Blinders

peaky alta 2 1200x675


Se não sabes, já deverias saber: Don't **** with the Peaky Blinders. Sente-te à vontade para substituir os asteriscos pelas letras que achares convenientes, tendo a garantia que o universo de Peaky Blinders é certamente violento e explícito. Outra coisa não seria de esperar de uma série que segue os negócios e vida pessoal dos membros de um gangue inglês que operou durante a passagem para o século XX, em Birmingham. Esta produção da BBC conta com o ator irlandês Cillian Murphy no papel de protagonista, dando vida ao fascinante, temível, apaixonado, calculista, inteligente e louco (entre muitos outros adjetivos) Thomas Shelby.

 

Conhece as restantes escolhas clicando nas setas abaixo.


 

#8 Shadowhunters

shadowhunters freeform
Baseada na popular série de livros The Mortal Instruments, Shadowhunters pode ser descrita como um drama sobrenatural. Afinal de contas, a protagonista, Clary Fray, descobre que é uma mistura entre anjo e humano com a missão de caçar demónios. Tudo isto no seu 18º aniversário, imagine-se. A missão? Proteger a Humanidade. Com três temporadas e 55 episódios, Shadowhunters é uma viagem que acompanha o crescimento de uma adolescente que lida com a autodescoberta e o sentido de dever.

 
Conhece as restantes escolhas clicando nas setas abaixo.


 
#9 Black Mirror

1 h1F dn6 B2yWKsT1vPsLg
Tendo em conta o método de produção deste Top 10, a presença de Black Mirror não poderia ser mais adequada. Isto porque a série criada em 2011 por Charlie Brooker nos oferece retratos inquietantes do efeito da tecnologia na sociedade, pintando cenários que são, simultaneamente, distópicos/fantasiosos e assustadoramente próximos da nossa realidade. Exemplos? Que tal uma sociedade em que a tua ação está condicionada pelo rating que te oferecem? Ou as consequências da criação de uma tecnologia que permite fazer upload de uma consciência? Tudo isto e muito mais nesta Twilight Zone tecnológica, em 22 episódios que te garantem, enquanto rolam os créditos, uns valentes minutos de desconforto.

 

Conhece as restantes escolhas clicando nas setas abaixo.


 

#10 You

you netflix 1547170672


Baseado no romance com o mesmo nome, You segue a história de Joe Goldberg. Quem é Joe Goldberg, perguntam vocês. Bem, é gerente de uma livraria. Okaaaay, respondem vocês, já a tirar o telemóvel do bolso. Ah, esquecemo-nos de dizer que Joe é também um serial killer a la Dexter, o que não é coisa pouca. Este protagonista (interpretado por Penn Badgley ex-The CW e ex-Gossip Girl) acaba por se apaixonar por uma cliente, desenvolvendo uma forte e perigosa obsessão que conta com os social media para se tornar cada vez mais perigosa. A série conta com duas temporadas e entrou para os quadros da Netflix, em 2019. No total, conta com 20 episódios de supense e terror.