Estudante da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Francisco Carvalho criou uma página de Instagram para "informar um público mais jovem que não costuma obter notícias pelos meios tradicionais".

O aluno do 3º ano de Comunicação e Design Multimédia na Escola Superior de Educação de Coimbra, Francisco Carvalho, encontrava-se a realizar o seu estágio final do curso quando foi decretada a pandemia Covid 19. O estágio foi suspenso, mas Francisco Carvalho não quis ficar parado e decidiu criar o perfil no instagram “Não covid o corona para jantar”, tornando-o uma “ferramenta que possibilita informar um público mais jovem que não costuma obter notícias pelos meios tradicionais", explica o estudante.

 

 

A ideia que está na base desta página é simples, conta Francisco: "Com a utilização de uma linguagem simplificada, [nomeadamente] com recurso a ícones, será possível reter a atenção daqueles que visitavam a página". Diariamente, desde 14 de março, são publicadas informações sobre a situação da pandemia, recorrendo à informação disponibilizada pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e por “websites noticiosos fidedignos e em agências internacionais”, acrescenta.

A página conta com cerca de 520 seguidores, até ao momento, e inclui sugestões de filmes e séries a ver, exposições virtuais a visitar, livros a ler, tudo com base em sugestões dos seguidores da página.

 

Não covid o corona para jantar1

Exemplos de infografias partilhadas na página "Não covid o corona para jantar"

 

O projeto, realça Francisco Carvalho, reforça a ideia de que os portugueses não deverão baixar esforços, mas sim continuar a ter medidas de prevenção que combatam a pandemia: "Não queremos receber em nossa casa, para jantar, alguém que não se identifica de todo connosco, não é verdade?”.

O feedback ao projeto, garante o estudante, tem sido excelente. “Apesar de ser uma página recente, tenho recebido diversas mensagens que congratulam a ideia", destacando ainda a importância de seguir algumas sugestões recebidas: "Devemos sempre adaptar o nosso conceito à opinião do público, visto que, deste modo, surge uma identificação ainda maior das pessoas com os nossos conteúdos”.

Podes visitar o perfil de Instagram "Não covid o corona para jantar" aqui: https://www.instagram.com/p/CAIV8Kogr04/