No Dia Mundial do Teatro, trazemos-te cinco opções para matar saudades dos palcos, através de várias iniciativas de teatros portugueses.


1. Teatro Nacional D. Maria II

tndmii

Encerrado até 6 de abril, o Teatro Nacional D. Maria II promove a iniciativa "D. Maria II em Casa", com o objetivo de "incentivar os portugueses a incluir o teatro nas suas novas rotinas". "É para colmatar a distância física", sublinha o TNDII, em comunicado, que se "leva à cena" esta iniciativa que inclui "uma programação diária exclusivamente online e gratuita".

Os espetáculos online são transmitidos todas as sextas e sábados, às 21h, e ficarão disponíveis até ao final da iniciativa. Desta programação, fazem parte produções e coproduções do D. Maria II que estrearam nos últimos anos e que agora, pela primeira vez, podem ser vistas em casa.

O primeiro espetáculo transmitido foi "Montanha Russa", de Inês Barahona e Miguel Fragata, no dia 21, na Sala Online do D. Maria II. O calendário dos restantes espetáculos tem sido revelado, gradualmente, em www.tndm.pt.

Montanha Russa. Neste espetáculo, cresce-se em cena

A mensagem está colocada na bilheteira e deixa um aviso (obrigatório por lei): "Neste espetáculo, fuma-se em cena e é utilizada luz estroboscópica". Se os cigarros atrás do pavilhão e as luzes psicadélicas são ambientes que facilmente se ligam à vida adolescente, "Montanha Russa" procura mais do que a mera associação fácil, evitando o lugar comum, asseguram os seus criadores.


Simultaneamente, o Teatro D. Maria II criou o movimento "D. Maria II em Casa". Através deste desafio, qualquer pessoa pode gravar vídeos com pequenas peças de teatro em família, recriações de cenas famosas de teatro, cinema ou televisão, histórias inventadas ou leituras de textos. Os vídeos devem ser partilhados no Instagram ou no Facebook com as hashtags #dmariaiiemcasa, #teatroemcasa e #ficoemcasa.

 Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.