Conhece seis dicas de uso e limpeza para o teu telemóvel, procurando evitar o contágio pelo novo coronavírus.

O smartphone é um objeto que está em "contacto direto com as mãos e rosto", duas das "das principais rotas pelas quais o novo coronavírus é transmitido", recorda a empresa de telemóveis Wiko. Por essa razão, acrescentam, a utilização do smartphone implica o cumrpimento de "certas diretrizes extra de prevenção e higiene".

Relativamente ao uso, esta empresa recomenda a utilização de auriculares para realizar ou receber chamadas, bem como gravar ou ouvir áudios do WhatsApp. Por outro lado, será importante não partilhar o telemóvel com outros utilizadores, preferindo o reenvio de uma mensagem ou conteúdo interessante, em vez da passagem de mão em mão.

 

smartphone

O telemóvel poderá ser um importante aliado, no contexto atual. "Aposta em videoconferências no próprio smartphone ou através de plataformas como WhatsApp ou Skype quando tiveres de manter uma conversa em que participem mais do que duas pessoas", sublinha a Wiko.

Uma vez que os telemóveis estão em contacto regular com superfícies que podem estar contaminadas, é muito importante que, depois da utilização, laves bem as mãos, evitando assim qualquer possibilidade de contágio. A empresa de telemóveis smartphones deixa ainda algumas dicas de higiene dos dispositivos móveis.

A Wiko deixa ainda um apelo a todos os estudantes, na forma de um hashtag: #FicaEmCasa: "O teu smartphone será um ótimo aliado para passares o dia em casa. Por isso, incentivamos-te a continuar a fazer uso normal e responsável para ajudar a evitar situações de risco nas próximas semanas".

 



Dicas de limpeza de um Smartphone
1. Verifica se o teu smartphone não está conectado a nenhuma rede, fonte de alimentação ou cabo, e desliga-o para começar o processo de limpeza.
2. Prepara uma solução de água (50%) e álcool (50%) e enche um frasco de spray.
3. Pega num pano macio ou uma almofada de algodão descartável para o humedecer ligeiramente com a solução antes preparada.
4. Passa-o por toda a superfície do smartphone. Tem cuidado para não pressionares muito em logotipos ou peças impressas.
5. Com um segundo pano suave e descartável, se possível, e evitando toalhas ou outros materiais têxteis que possam guardar resíduos, seca o equipamento com cuidado.
6. Já podes ligar de novo o telemóvel para verificar que está em perfeito estado.
Lembra-te de repetir isto pelo menos uma vez por dia.