fbpx

F.A.Q.

Questões Frequentes

F.A.Q.

Como posso ajudar o meu educando a estudar?

Num contexto de isolamento social e ensino a distância, o seu educando necessitará de todo o apoio possível, para realizar uma adaptação sem problemas. Assuma um papel ativo, mostrando interesse nas matérias que estão a ser lecionadas e estudadas. Procure reforçar a ideia de que esta é uma situação nova para todos os intervenientes, pelo que devemos estar atentos e calmos, quanto a possíveis desenvolvimentos.

A criação de um ambiente equilibrado e que não exerça demasiada pressão no seu educando ou educanda será fundamental para que o estudo venha a ser produtivo. Por outro lado, uma participação ativa fará com que o ou a estudante se sinta acompanhado, neste momento de alguma compreensível confusão.

Desde logo, poderá começar por ajudar no estabelecimento de uma rotina. Isto implica estar atento aos diferentes horários indicados pela escola, podendo participar na gestão dos ritmos de aprendizagem e estudo. A criação e cumprimento de horários poderão ter uma importância especial, nesta fase, em que todas as rotinas (bastante sedimentadas) foram quebradas. Como tal, acompanhe os planos do seu educando ou educanda no que diz respeito à lista de tarefas a cumprir, trabalhos a realizar e horários de estudo.

A sua participação ativa no estudo, fazendo perguntas de teste ou auxiliando a criar esquemas e mapas mentais, poderá ser indicada, dependendo das características do estudante. Na falta do contacto direto com colegas, com quem poderia colocar e debater dúvidas, o estudante poderá ter no encarregado de educação um apoio importante, enquanto receptor da expressão das suas dúvidas e dificuldades. Este processo ajudará o estudante a compreender melhor o obstáculo que encontrou e, consequentemente, poderá levar à solução.

educando

23. 03. 2020
Read more

O meu educando está desmotivado. O que posso fazer?

Estar atento ao trabalho realizado pelo seu ou sua educando ou educanda será o fundamental para poder diagnosticar eventuais problemas motivacionais. Problemas de adaptação à modalidade de ensino a distância, a separação de amigos ou colegas ou a quebra das rotinas poderão ser algumas das causas.

Uma das opções que poderá contribuir para este objetivo passa pelo incentivo do estudo online. A medida poderá parecer pouco intuitiva, tendo em conta que o estudante já passará grande parte do seu tempo ligado a este tipo de tecnologia e informação. Contudo, o foco estará em auxiliar o seu educando ou educanda a diversificar as formas de absorção de informação, procurando novas fontes de aprendizagens, mais aproximadas à sua realidade, no contexto atual. Procure materiais educativos digitais sobre as matérias em estudo (como vídeos explicativos no YouTube, conteúdos produzidos por influencers ou infografias animadas em publicações internacionais, por exemplo).

A sua participação no estudo também poderá ser fundamntal. Na falta do contacto direto com colegas e amigos, o encarregado de educação pode ter um papel importante na discussão das matérias em estudo, procurando ultrapassar os obstáculos. Por outro lado, fazer perguntas de teste ou ajudar na construção de mapas mentais podem assumir-se como opções mais dinâmicas de estudo.

O estudo não termina na matéria que é lecionada nas aulas e, por isso, procure incentivar a realização de atividades complementares, que estimulem a criatividade e a imaginação. Incentivar a leitura poderá ser uma boa opção, procurando obras que possam aproximar-se do perfil e gostos do estudante. Realizar jogos ou dinâmicas que envolvam a família são outra das formas de diversificar a atividade intelectual. De igual forma, o exercício físico contribuirá para a manutenção de um estilo de vida saudável, mas também para o alívio de alguma tensão ou stress acumulado.

22. 03. 2020
Read more

O que recomenda o Ministério da Educação?

Num vídeo publicado a meio do mês de março, o Ministério de Educação deixa alguns "conselhos práticos" a todos os pais e encarregados de educação. Tudo para poderem "acompanharem as aulas e os alunos, em tempo de Covid-19".

1 - Garanta que o horário estabelecido pela escola é cumprido.

2 - Pergunte todos os dias o que feito.

3 - Verifique se todos os trabalhos propostos são realizados.

4 - Ajude a identificar as dúvidas para colocar aos professores.

5 - Mantenha contacto com os professores e diretores de turma.

6 - Lembre-se que os alunos não estão de férias.

7 - Aproveite os tempos livres entre as aulas para incentivar à leitura.

8 - Aproveite para visitar museus e exposições virtuais-

9 - Pratiquem atividade física em casa.

10 - Se não conseguir ajudar, peça ajuda, entrando em contacto com a escola.

21. 03. 2020
Read more

Que recursos me podem ajudar?

1 - Plataforma da ANQEP para Escolas

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional criou uma plataforma que pretende reunir recursos para apoiar as escolas na utilização de metedologias de ensino a distância. Atividades, recursos, ferramentas e metodologias são algumas das categorias deste website.

2 - Como sorrir em tempos de isolamento social?

A publicação Como sorrir em tempos de isolamento social? procura ser um guia que ajudará a lidar com as dificuldades que poderão surgir num contexto de isolamento. Gestão emocional, sugestões de atividades e cursos online são algumas das dimensões incluídas no documento.

3 - Estamos On | Resposta de Portugal ao Covid-19

A iniciativa nacional "Covid-19 Estamos On" garante-lhe acesso a informação ligada aos variados setores de atividade. A plataforma inclui uma secção dedicada às Escolas e ao Ensino Superior, onde são indicados os comportamentos a adotar, durante o período de suspensão de atividades letivas presenciais e os apoios que poderão ser garantidos, por exemplo.

4 - Website da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos partilha conteúdos que ajudam a lidar com os constragimentos que podem surgir neste contexto, tanto para pais como para filhos. Passos para lidar com a ansiedade e as formas de comunicação com crianças e jovens são alguns exemplos.

5 - Espaço Criança | Direção-Geral de Saúde

Para os estudantes mais novos, a DGS preparou alguns recursos que poderão ajudar a compreender e lidar com a ameaça do novo coronavírus, como jogos e um website informativo. Destaque ainda para recursos como a Biblioteca de Livros Digitais ou o website do Plano Nacional de Leitura

6 - Especial Covid-19 | AEAAV

O Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha preparou um website especialmente dedicado ao surto de Covid-19, partilhando informação para Encarregados de Educação e sugestões de atividades por exemplo. A página inclui ainda vídeos pedagógicos sobre o tema.

20. 03. 2020
Read more

 

logofe2_n.jpg
Copyright © 2020 Press Forum Comunicação Social S.A. Todos os direitos reservados.

Contactos

+351 21 885 4730       geral@forum.pt

Procurar