O sucesso de um estudo não está apenas dependente do tempo despendido – é, sobretudo, uma questão de eficácia e rentabilização. 

 

#1 Cria objetivos (pelo prazer de riscar)

estudo

As listas não foram criadas apenas para ficarem em exposição nos frigoríficos de todo o Mundo. Ao elencares os teus objetivos para uma sessão de estudo, vais conseguir, desde logo, planificar melhor a matéria na tua mente. Depois, há a questão da motivação. Ver os itens ser riscados, um a um, vai aumentar a vontade de riscar o próximo.

 

#2 Elimina distrações (mas a sério)

Exames Nacionais 5 dicas para estudar melhor

Se a televisão ou a rádio são vistos, tradicionalmente, como companheiros aceitáveis de estudo (para alguns, podem criar um ruído de fundo mais agradável que o silêncio), já o telemóvel ou o computador são opções mais arriscadas. Tanto um como outro pedem a tua atenção completa e oferecem-te mil caminhos alternativos ao estudo. Para te ligares realmente ao estudo, terás de te desligar do Mundo.

 


 «Por vezes, a razão pela qual é difícil estudar está ligada
ao facto de ser realmente difícil estudar».


 

#3 Escreve (ou não)

paper

Na verdade, não há uma maneira correcta de estudar. Há quem passe tardes inteiras a ler manuais em voz alta, por exemplo. Na generalidade dos casos, no entanto, escrever é uma opção interessante. Resumos, mapas mentais, gráficos – tudo são coisas que te vão obrigar a pensar o que estás a estudar. Pensar é a palavra chave. Como deves calcular, não vale a pena escreveres uma cópia enquanto refletes profundamente sobre o que vai lanchar daqui a 2 horas.

 

#4 Não desistas (ou não “adies”)

adult blur books close up 261909

Não estás a conseguir concentrar-te? Sentes que há algo que não está a funcionar? Queres adiar para mais logo? Essa é uma opção válida, desde que não estejas a recorrer demasiado facilmente. Por vezes, a razão pela qual é difícil estudar está ligada ao facto de ser realmente difícil estudar. Contudo, depois de entrares no ritmo, tudo vai parecer mais fácil. Ou seja, Tenacidade é importante: insistir antes de desistir.

 

#5 Pratica (e pratica e pratica)

people coffee meeting team 7096

Diz-se por aí que a “a prática aperfeiçoa” e não nos é difícil perceber porquê. Resolver exercícios, fichas ou testes será sempre uma das melhores formas de interiorizar a matéria e de, talvez mais importante, saber como colocar no papel, de maneira eficaz, todo conhecimento acumulado. Por outro lado, deixamos uma garantia: perceber que as tuas respostas estão corretas vai aumentar a tua confiança e motivação.