Os Exames Nacionais são um grande desafio para todos os estudantes e, apesar das circunstâncias de isolamento que estamos todos a viver, tens que estar bem preparado para as longas maratonas de estudo. Sabe como!

 

#1 Mantém a calma

A primeira regra é um clássico dos Exames Nacionais, independentemente dos constragimentos atuais. Manter a calma vai ser muito importante. Esta forma de ter aulas e estudar é uma novidade para ti, para os professores e para os teus pais. Mas não entres em pânico (e pede aos teus pais que façam o mesmo). Essa estabilidade vai ser o ponto de partida para conseguires uma aprendizagem eficaz.

 

#2 Escolhe o melhor local

Encontra um local da casa sossegado e faz dele a tua estação permanente de estudo. Um local onde possas estar atento às aulas virtuais e estudar sem ser incomodado. Terá de ser um espaço reservado para ti, onde te sintas o mais confortável possível e guardar o teu material de estudo. Já agora, organiza o teu material de estudo: vais ver que faz maravilhas para a motivação.


#3 Tenta manter uma rotina

A regularidade é uma parte importante da nossa produtividade. Não alteres os teus horários de aulas, das refeições e do sono. Continua a fazer tudo normalmente (na medida do possível), como quando te deslocavas até à escola, acrescentando as horas de estudo. E não te esqueças de fazer previsões de tempos de pausa, que são para cumprir.

 

Exames Nacionais

 


#4 Limita a tecnologia

O computador e o telemóvel são os teus grandes aliados, nesta fase. Contudo, oferecem-te muitos caminhos alternativos ao estudo. Procura limitar a utilização das tecnologias que te podem roubar a atenção ou perder a concentração. Um exemplo poderá ser colocar o telemóvel em modo de voo, nas horas de estudo. Terás tempo para as redes sociais nas pausas.


#5 Tira todas as dúvidas

Procura registar não apenas a dúvida, mas as principais dificuldades sentidas no esclarecimento da mesma. Desta forma, quando falares com um professor, o apoio que te é prestado poderá ser mais eficaz, para além de que estarás a redobrar os teus esforços. Depois de registada, podes avançar com mais confiança, sem te sentires preso ou presa a essa contrariedade.


#6 Faz um mapa

Neste contexto, a tua independência será posta à prova. Planeia o teu estudo. Faz um mapa de tarefas, que inclua o tempo de estudo e as pausas. Procura adaptar o teu tempo disponível às necessidades das diferentes disciplinas, criando objetivos e fazendo esforços para manter o plano.

 

 

1

 


#7 Não fiques só pelo digital

Apesar de teres aulas online, escreve os teus resumos da matéria à mão e utiliza marcadores com cores para fazer esquemas. Esta é uma boa forma de, não só decorares, mas também pensares sobre a matéria, enquanto escreves e destacas as palavras-chave. Mais do que decorar, poderás compreender as relações que existem entre os diferentes elementos da matéria.


#8 Pratica

Procura exames dos anos anteriores e resolve-os. É uma forma de começares a perceber o género de perguntas que vão sair no teu exame e a estrutura deste. No fim, compara as tuas respostas com as correções, também online. O IAVE (Instituto de Avaliação Educativa) disponibiliza, no seu site, exames de todas as disciplinas, de vários anos. Esta é uma forma de trabalhares não só o teu conhecimento, mas também a forma como o expressarás.

 


«Apesar de teres aulas online, procura escrever e fazer esquemas [...] Mais do que decorar, poderás compreender mais facilmente as relações que existem entre os diferentes elementos da matéria»


 

#9 Conversa sobre a matéria

No fim de uma sessão de estudo, faz videochamadas com os teus colegas e conversem sobre a matéria, tirem dúvidas uns com os outros e façam questões, enquanto outros explicam. Se os teus pais também estiverem contigo em isolamento, podes sempre pedir-lhes que te façam perguntas.

#10 Não te fiques pelo estudo

Por último, mas não menos importante, dorme bem e faz exercício físico. Se o descanso é crucial para um bom rendimento escolar, o exercício físico permite não só aumentar os teus níveis de energia e motivação, como descarregar alguma tensão e nervos que possas eventualmente sentir. Bom estudo e boa sorte!