Diz-se que um silêncio vale mais do que mil palavras. O desafio na Escola Superior de Dança (ESD) é diferente. Conseguir falar só com o corpo.

 O quartel general da Escola Superior de Dança é, temporariamente, outro. Para trás, ficaram as instalações no Palácio Marquês de Pombal, no coração do Bairro Alto. Hoje, a ESD está instalada no Campus do ISEL, na zona oriental da cidade de Lisboa. Para o futuro, ESD vai passar para o Campus de Benfica do IPL, com instalações feitas à medida das necessidades dos alunos.

Do seu leque fazem parte a licenciatura em Dança, um mestrado em Ensino de Dança, e ainda um doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento, resultado de uma parceria com a Universidade de Lisboa. A ESD assegura um conjunto de serviços indispensáveis ao sucesso dos alunos: uma biblioteca especializada em dança, vários estúdios de dança, um gabinete de massoterapia, ou ainda um ginásio.

 

Uma viagem ao interior do Politécnico de Lisboa

Por Rúben de Matos Conhece as características que distinguem o Politécnico de Lisboa e as suas oito escolas superiores. Da dança à música, teatro e cinema, passando pela educação, comunicação, ciências da saúde, engenharia e ciências empresariais, no Politécnico de Lisboa há espaço para todas as áreas e gostos.

 


Ciclos de espetáculos

Não só na sala de aula os alunos têm a oportunidade de mostrar as suas coreografias e o trabalho aprimorado nas várias unidades curriculares.
A cada cinco semanas, a ESD apresenta um ciclo de espetáculos abertos à comunidade. Uma oportunidade para os estudantes – que podem, a pouco e pouco, sentir a adrenalina de pisar um palco –, mas também para quem queira assistir e quem sabe ver as primeiras performances de grandes promessas da dança.


“Os anos mais loucos da tua vida”

 

O acesso à escola enquanto aluno está sujeito à realização de um conjunto diverso de provas práticas que fazem parte o concurso local de acesso – desde provas de criação coreográfica, exercício onde a capacidade de improvisação é posta à prova, ou provas de teor mais técnico.

A presidente da Associação de Estudantes da ESD, Daniela Gonçalves, destaca essa articulação. “Nesta casa artística vais ter contacto com imensas linguagens corporais, métodos de ensino, e vais conseguir consolidar conhecimentos no que diz respeito à interpretação, ao ensino e à coreografia”. E deixa uma mensagem: “peço que te prepares para os anos mais loucos da tua vida”.

ESD 02 960

A dança é um todo de entrega e trabalho, e na estada na ESD há espaço para “rir, chorar, querer desistir e voltar”. Como no momento em que o dançarino se entrega de corpo e alma em palco, podes preparar-te para uma experiência intensa e por inteiro.

Para saber mais, visita: esd.ipl.pt

 

Ao longo dos próximos dias, fazemos uma viagem pelas escolas e institutos superiores do Politécnico de Lisboa. Fica atento às novidades em forum.pt!