Por Rúben de Matos

Conhece as características que distinguem o Politécnico de Lisboa e as suas oito escolas superiores.

Da dança à música, teatro e cinema, passando pela educação, comunicação, ciências da saúde, engenharia e ciências empresariais, no Politécnico de Lisboa há espaço para todas as áreas e gostos.

Os alunos que já por cá passaram dizem que aqui se dão os primeiros passos da vida adulta e de uma carreira com que, em muitos casos, se sonha desde a infância. Mais do que isso, constroem-se as memórias do teu presente e futuro.

Os trabalhos que mais dores de cabeça te deram, os professores que nunca vais esquecer, as festas que vais recordar para sempre. Daqui a uns anos, não vão faltar memórias para recordar. Por agora, o que não faltam são escolas e institutos superiores para conhecer. A tua viagem pelo mundo do Politécnico de Lisboa começa agora.
         

 


A comunidade do Politécnico de Lisboa em números

 

+ de 13 500 estudantes

1 300 docentes

400 funcionários

+ de 200 alunos portugueses em Erasmus todos os anos

+ de 350 estudantes de instituições de Ensino Superior europeias recebidos todos os anos



Mais de 13 500 Estudantes para partilhar a aventura

Respira-se Politécnico de Lisboa por todos os cantos da cidade. As 6 escolas e 2 institutos superiores que integram a instituição de ensino superior público localizam-se em várias freguesias do concelho de Lisboa, mas também da Amadora (ver mapa).

No total, a partir do momento em que tomes a decisão de te juntares à família IPL, tens à tua espera mais de 13 500 colegas, para contigo partilharem os anos de vida académica.

A licenciatura simboliza a entrada no mundo do ensino superior, mas a tua formação pode englobar outros níveis de ensino. A pensar nisso mesmo, a oferta formativa das escolas/institutos superiores do Politécnico de Lisboa inclui também pós-graduações, mestrados e doutoramentos em associação.                                                            

eei Por dentro do Politécnico de Lisboa 02


Não estás sozinho

Apesar de dispersas no espaço, em espírito, as várias escolas superiores do Politécnico de Lisboa funcionam como uma família. Para o Presidente, Elmano Fonseca Margato, só a união pode trazer o sucesso de docentes, funcionários e alunos: “Nos tempos que vivemos, ou estamos unidos e nos comportamos como uma só instituição, ou cada uma das escolas trabalha sozinha e não chegamos a ponto nenhum”.

Esse mesmo espírito traduz-se no trabalho da Federação Académica do Politécnico de Lisboa (FAIPL), elo de união de toda a comunidade académica, que aproxima estudantes das diferentes unidades orgânicas, organizando atividades lúdicas e culturais. Se escolheres juntar-te ao Politécnico, na abertura do ano letivo vais poder encontrar o exemplo de uma dessas atividades: o Welcome IPL. Esta é uma data a marcar na agenda de caloiros e veteranos, onde se acolhem os novos estudantes nacionais e internacionais, com direito a festa pela noite dentro.

A valorização de um percurso justo e a defesa dos interesses dos alunos justifica a existência do Provedor do Estudante. O Provedor aprecia queixas e sugestões apresentadas pelos estudantes, garantindo que os alunos têm uma voz ativa nas reivindicações que apresentam.

No Politécnico de Lisboa, não só há margem para participares ativamente na construção do teu percurso, como também para crescer. O Programa para o Empreendedorismo do IPL e o Concurso Nacional de Ideias “Poliempreende” prometem apoiar a tua criatividade.

eei Por dentro do Politécnico de Lisboa 03

De portas abertas para todos

Ao ser uma comunidade académica aberta, a vida do Politécnico de Lisboa oferece espaço para todos. A falta de condições socioeconómicas não deve, por isso, ser uma porta fechada para a entrada no ensino superior.

A missão dos Serviços de Ação Social do IPL (SAS/IPL) é ajudar-te no que precisares, apoiando na atribuição de bolsas de estudo, alimentação, alojamento. Se resides noutros pontos do país, podes encontrar alojamento nas instalações do Instituto Superior de Engenharia de  Lisboa (ISEL), onde está localizada a Residência Maria Beatriz, recentemente remodelada, e que conta com 200 camas. Do lado da alimentação, seis unidades alimentares garantem refeições a preço social.

Lembra-te que a tua experiência no Ensino Superior não se resume a aulas, frequências e trabalhos. Cada uma das escolas/institutos oferece aos alunos um conjunto de atividades extracurriculares que permitem o contacto com profissionais de diversas áreas, e onde podes desenvolver uma série de soft-skills. Porque não aproveitar também para ter a experiência de estudar no estrangeiro, tirando partido das mais de 400 instituições parceiras do IPL no âmbito do Programa Erasmus +?

Se estás interessado em embarcar nessa aventura, talvez o Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa (CLiC- IPL) te seja útil, para melhorares ou aprenderes uma nova língua – ao todo tens 9 línguas em diferentes níveis ao teu dispor. Oportunidades não faltam. O difícil é escolher. E a escolha é sempre tua. 

 

Sabe mais em ipl.pt.