A presidente da Associação Académica da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) abriu-nos as portas da sua escola.

“Acho que sempre tive uma inclinação para as vendas”, recorda Catarina Ferreira, que acrescenta, sorridente: “Desde pequenina que juntava as coisas que não usava e tentava vender”. Foi já depois do Ensino Secundário que compreendeu que tinha interesse na área do Marketing e da Comunicação: “As marcas fazem parte das nossas vidas, representam os nossos gostos e tornam-se um bocadinho de nós”.

Foi quando procurava cursos que ligassem estas duas áreas que encontrou a ESEC. “Vi que tinham um curso que focava o que eu realmente gostava, juntava o Marketing e a Comunicação Organizacional”, explica. Por outro lado, Catarina valorizou o facto de poder especializar-se, durante o curso, num dos seguintes ramos: Comunicação de Marketing ou Comunicação Empresarial e Relações Públicas.

 

esec

 

Durante o ano anterior, tinha visitado colegas durante a Latada e a Queima das Fitas e sentiu-se fascinada com o “espírito de Coimbra”: “Foi amor à primeira vista – adoro a cidade e o ambiente que nela se vive”. O resultado desta equação foi simples: “Coloquei o curso como primeira opção”.

 


«Na ESEC, os estudantes estão envolvidos num ambiente diversificado que resulta numa noção mais abrangente do Mundo»


 

Aprender no terreno

No curso, Catarina encontrou um curso considera “muito prático e motivador”. “É um curso que nos obriga a estar no terreno, ir a empresas, fazer entrevistas e conhecer estratégias de comunicação interna e externa”, sublinha. A oportunidade de estar no terreno contribui também para o crescimento pessoal e profissional: “Faz com que consolidemos muito melhor a aprendizagem e motiva-nos para trabalhar”.

 

 

Depois de entrar na ESEC, Catarina Ferreira percebeu rapidamente que tinha sido a opção correta. Para além de se localizar numa zona da cidade que facilita a ligação aos restantes estudantes e eventos de Coimbra, explica, nesta escola os “estudantes estão envolvidos num ambiente diversificado que resulta numa noção mais abrangente do Mundo, através da Educação, Artes, Multimédia, etc. A ESEC dá-nos oportunidade para crescer”.

A presidente da associação de estudantes destaca que, na defesa e representação de todos os alunos da ESEC, existe uma preocupação em “ajudar no primeiro impacto no Ensino Superior”. Por outro lado, projetos que apostam no Desporto enquanto meio de promoção de vida saudável, na integração de estudantes de Erasmus e no desenvolvimento de competências transversais são outras das apostas recentes, conclui.

Ao longo das próximas semanas, os Presidentes das Associações Académicas do Politécnico de Coimbra vão mostrar-nos as suas escolas. Fica atento.